Início > Educação, Notícias > Impacto das TIC na Educação

Impacto das TIC na Educação

De hoje, 26/4, a quarta, 28, as Coordenações de Comunicação e Informação da UNESCO do Brasil e do Chile promovem o evento “Impacto das TIC na Educação”, em Brasília.

A professora Alexandra Bujokas,  grupo MECNC partcipou da oficina prévia à conferência, coordenada pelo Alfredo Rojas, da UNESCO Chile.

Rojas iniciou as atividades, contrastando o método pedagógico de um mestre samurai que responde ao questionamento de um jovem guerreiro sobre se há inferno e céu: equanto o mestre oriental simula situações que levam o guerreiro a produzir uma resposta própria, o mestre “estilo latino americano” começa a discorrer sobre céu e inferno e blá, blá, blá, criando um discurso abstrato que se afasta da realidade…
Essa anedota direcionou a abordagem da “programação curricular”, pensada para agregar qualidade ao ensino escolar. Em linhas gerais, esse modelo contempla os seguintes tópicos:
1. Há coerência entre o projeto pedagógico e as situações de aprendizagem, isto é, o projeto não fica apenas no plano das formalidades;
2. Há preocupação com a economia e eficiência: atividades focadas nos objetivos e toma-se o cuidado para que não sejam desviadas;
3. As aulas são organizadas de maneira clara e precisa, de modo que outros professores possam executar a atividade, na falta do professor titular;
4. As atividades devem ter significado e relevância para o público ao qual se destinam e devem entreter e envolver os estudantes;
5. Há riqueza e universalidade nos exercícios devem envolver domínios cognitivos de maior complexidade e, sempre que pertinente, temas da cultura universal que dialoguem com a cultura local;
6. A avaliação é um processo que retroalimenta a atividade do professor.
Outro aspecto que me chamou a atenção: Raul Rojas foi enfático ao dizer que as escolas que não têm projeto pedagógico, relação com a comunidade, liderança instrucional, ão muda com a inclusão das TICs nas atividades.

Na prática, repetem o samurai latino-americano…

Categorias:Educação, Notícias
  1. Ainda sem comentários.
  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário